quarta-feira, 27 de março de 2013

Portimão: Reconstrução do Retail Park custa 20 milhões

Já passaram mais de seis meses desde que o Retail Park de Portimão foi destruído por um violento incêndio, mas quase todos os destroços continuam por remover. 


Após uma longa investigação da Polícia Judiciária (PJ), que afastou a hipótese de crime, decorrem agora as perícias das seguradoras, revela o “Correio da Manhã” esta terça-feira. 

Rui Alpalhão, presidente da Fundbox (fundo imobiliário proprietário do retail), garantiu que existe a intenção de reconstruir o espaço comercial, mas "ainda não é possível avançar um prazo" para o início das obras. E acrescenta que está em causa "um investimento elevado", na ordem dos "20 milhões de euros". 

Este responsável adiantou que os trabalhos de remoção dos destroços decorrem "à medida que são concluídas as perícias". Além da seguradora do retail, que é inglesa, cada uma das sete empresas que funcionavam naquele espaço têm as suas próprias seguradoras, o que torna o processo mais moroso. 

Até agora, os trabalhos de remoção incidiram sobre a megaloja do Continente. A urgência desta intervenção resultou do facto de haver produtos em decomposição. 

A investigação da PJ concluiu que o fogo se deveu a causas naturais, apontando para um sobreaquecimento nas instalações elétricas de uma loja.


sábado, 23 de março de 2013

Estacionamento do Centro de Saúde de Portimão vai finalmente ser pavimentado

A pavimentação do troço em frente à entrada para o novo Centro de Saúde de Portimão, usado como estacionamento, é uma das obras que integram o concurso público para trabalhos de beneficiação em diversos arruamentos da cidade, anunciou hoje a Câmara de Portimão.


A abertura do concurso público foi «aprovada recentemente em reunião da Câmara Municipal de Portimão», acrescentou a autarquia.

Este procedimento tem por objetivo efetuar um conjunto alargado de reparações dos pavimentos de diversos arruamentos no concelho de Portimão.

As intervenções, que têm um preço base global de 270 mil euros, deverão estar todas concluídas antes do próximo verão, tendo sido já aprovado o respetivo caderno de encargos.

Os utentes do novo Centro de Saúde de Portimão, a funcionar desde fins de maio do ano passado, há muito tempo que reclamam junto da autarquia a pavimentação do espaço usado como estacionamento, que no verão é um mar de pó e no inverno de lama.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Autarquia reduz serviço de transportes públicos

O serviço de transportes públicos do município de Portimão vai ser reduzido. A câmara lamenta a decisão que teve de adoptar, por causa dos prejuízos acumulados. Os trabalhadores temem agora pelos postos de trabalho.
A Câmara Municipal de Portimão invoca prejuízos da ordem dos 4 milhões anuais para reduzir o serviço. 
O chamado "vai e vem", o serviço de autocarros que faz o transporte urbano, será reduzido para metade: de 42 viaturas passam apenas a ser 22.
Isso implica a redução de carreiras, de horários e de cobertura geográfica.


O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários, pela voz de Elvino Valente, dirigente regional, diz que a empresa Frota Azul, a quem a autarquia atribuiu o serviço, já afirmou que não exclui o despedimento de efetivos.
Para já, está a propor a alguns trabalhadores a deslocação para Faro.
A autarquia, segundo o Sindicato, já deve cerca de 10 milhões de euros à empresa rodoviária. A TSF contactou a Frota Azul, mas não obteve qualquer resposta. 
Num comunicado, a câmara de Portimão, apesar de assumir que a reestruturação vai alterar o dia a dia dos utilizadores, garante que está a fazer um esforço para minimizar o impacto da medida.
As alterações aos transportes urbanos de Portimão entram em vigor no dia 16 deste mês.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Despedidos 40 motoristas no ‘Vai e Vem’

A Frota Azul vai avançar ainda este mês com o processo de despedimento coletivo de 35 a 40 dos atuais 96 motoristas afetos aos transportes urbanos de Portimão (‘Vai e Vem’), na sequência da decisão da autarquia de reduzir o serviço a partir do próximo dia 16, segundo revela hoje o “Correio da Manhã”. Os trabalhadores vão reunir-se amanhã em plenário. 



Elvino Valente, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos, diz que a situação "é preocupante". E acrescenta que será o primeiro despedimento coletivo no setor dos transportes rodoviários no Algarve "nos últimos cinco anos". 

O sindicalista refere que o ‘Vai e Vem' "é um serviço importante para a população", adiantado que já foi solicitada "uma reunião à Câmara, mas ainda não houve resposta". Em relação à Frota Azul, "a empresa garantiu que estava a fazer tudo para minimizar a situação", nomeadamente através da transferência de motoristas para outras zonas. 

Fonte da Frota Azul confirmou que "não existe alternativa aos despedimentos, apesar de todos os esforços". A autarquia deve cerca de 10 milhões euros à empresa e decidiu agora reduzir o número de autocarros de 42 para 22. A medida é justificada por o serviço ter um défice anual de 4 milhões de euros.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Avançam estudos sobre a acessibilidade marítima do Porto de Portimão

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos adjudicou em dezembro passado um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliação do projeto de desenvolvimento do Porto de Portimão, que visa responder ao aumento das dimensões dos navios de cruzeiros e da crescente procura desta escala.


A nota de imprensa da Câmara de Portimão dá ainda conta que o estudo avaliará os efeitos espectáveis na hidrodinâmica do estuário do rio Arade e nas infraestruturas marginais, pela implementação de um canal de navegação com 250 m, contando atualmente com um canal de apenas 150 m de largura útil. É também objetivo aprofundar o canal, passando dos atuais 8 m ZH para os 10 m ZH, bem como alargar a bacia de rotação frente ao cais comercial, dos atuais 300 m para os 500 m de diâmetro.

O LNEC está a desenvolver o modelo hidrodinâmico, onde se incorpora muita informação existente e dados adquiridos no âmbito deste estudo, nomeadamente da batimetria, da hidrodinâmica e caraterísticas dos sedimentos, sendo testados através deste modelo os efeitos da intervenção, permitindo à Autoridade Portuária otimizar a acessibilidade marítima, com vista a garantir a sustentabilidade física da mesma e a necessária proteção interior das infraestruturas existentes.

Este estudo deverá estar pronto em junho próximo, habilitando as autoridades portuárias para a prossecução dos referidos projetos de investimento, os quais permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no Porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil pessoas por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros.


Fonte: http://algarvepress.wordpress.com/

Museu de Portimão está na rota do turismo americano

O Museu de Portimão vai receber, em 2013 e 2014, pelo menos 1500 visitas de turistas norte-americanos, graças à parcerias estabelecida com a “Colette Vacations”, um dos maiores operadores turísticos dos Estados Unidos da América.

O primeiro grupo de turistas da “Colette Vacations” já iniciou na semana passada a visita ao Museu de Portimão.


Esta parceria representa uma projeção internacional e um reconhecimento da qualidade de Portimão enquanto destino cultural, através deste equipamento museológico, com o qual já estão agendadas visitas para mais de 1500 turistas norte-americanos em 2013 e 2014.

José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, explicou ao Sul Informação que a parceria com o operador americano surgiu depois de o vice-presidente da Colette Vacations ter visitado a estrutura algarvia, durante um périplo para descobrir áreas de exploração turística.

Mas o Museu de Portimão estabeleceu também uma parceria com a Fundação Inatel que prevê, durante 2013, mais de 850 visitas, no âmbito da promoção cultural do país junto dos cidadãos seniores, através do programa «Turismo para todos».


A primeira visita já se realizou no dia 26 de fevereiro. «Agora esperamos os restantes!», disse José Gameiro, que acrescentou que esta «parceria já existiu no ano passado e agora até está em estudo outra, só para pessoas com mais de 60 anos».

O diretor do Museu de Portimão salientou que estas são «apenas duas das parcerias que temos vindo a fazer com a hotelaria, com as agências de viagens, com os operadores turísticos», para trazer visitantes.

Além disso, sublinhou, o Museu implementou também «uma política de interação com os agentes locais, como os táxis e as empresas de rent-a-car», que têm vantagens se trouxerem os seus passageiros.

O Museu de Portimão recebeu, no ano passado, perto de 40.100 visitantes, dos quais 36 por cento eram estrangeiros.


segunda-feira, 4 de março de 2013

Hospital de Portimão vai ter câmara hiperbárica para tratar vítimas de acidentes descompressivos

O Hospital do Barlavento Algarvio, espera ter até ao verão uma câmara hiperbárica, para permitir tratar vítimas de acidentes descompressivos (mergulhadores), de intoxicações por monóxido de carbono ou de surdez súbita, disse à Lusa fonte da unidade.


A câmara é uma estrutura de aço com pequenas janelas, semelhante a um submarino, com cerca de três metros de diâmetro e quinze de comprimento e capacidade para tratar em simultâneo dez doentes, explicou à Lusa o administrador do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), José Ramos.

A medicina hiperbárica consiste no tratamento de patologias em meio ambiente com pressão superior à atmosférica, através da administração de oxigénio puro, por inalação ou direcionado diretamente para a lesão a tratar.

O equipamento, que custa cerca de meio milhão de euros, será doado ao hospital ao abrigo do projeto Ocean Revival, que inclui a criação de um parque de turismo subaquático ao largo de Alvor, local onde já foram afundados dois antigos navios de guerra da Marinha, que irão servir como recifes artificiais.

"Quem marca férias num local para praticar mergulho tem como principal preocupação as condições de segurança", referiu José Ramos, sublinhando que além de o hospital passar a poder tratar acidentes descompressivos, pode ainda tratar outras patologias como a surdez súbita, lesões do pé diabético e outras feridas crónicas, ou queimaduras.

Francisco Coutinho, vogal da administração, acrescentou que o CHBA pretende diferenciar-se na área do turismo de saúde, por estar implantado numa região turística - mantendo o seu papel assistencial -, e sem querer substituir-se aos privados.

A diretora clínica do centro hospitalar, Gabriela Valadas, explicou que haverá rotinas diárias para o tratamento de doentes, mas que será dada primazia às situações urgentes.

A câmara, que será instalada no piso -1 do hospital, terá uma equipa com um médico, um enfermeiro e um técnico em permanência, que será rotativa.

Por questões de segurança, não é permitido à equipa médica acompanhar mais do que uma sessão por dia, já que a pressão no interior da câmara é equivalente a mergulhar a 10 ou 15 metros de profundidade

Os doentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde estão isentos de pagamento por usar a câmara, mas será estipulada uma tabela para os doentes privados, que ainda não está definida.

O equipamento é o terceiro do género no continente português e o segundo a funcionar na rede do Serviço Nacional de Saúde, depois de o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ter adquirido uma câmara em 2006.

A primeira unidade de medicina hiperbárica do país é de caráter maioritariamente militar e está instalada no Hospital da Marinha, em Lisboa.

Existem ainda outras duas, no Funchal (Madeira) e na Horta (Açores).

O projeto Ocean Revival é promovido pela Musubmar, associação sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver o turismo subaquático em Portugal.