segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Concerto solidário «Juntos quebramos as barreiras» em Portimão

Os Homens da Luta, Helena Kupert e a Orquestra de Sopros do Algarve são alguns dos convidados do concerto solidário «Juntos quebramos as barreiras», programado para sábado, 2 de março, no Teatro Municipal de Portimão. 


“Porque a solidariedade não é uma palavra vã”, a partir das 21:00 horas, vão subir ao palco uma série de artistas, em prol da Associação Rafael Carole, organização sem fins lucrativos foi recentemente criada em Portimão pela mãe de uma criança com paralisia cerebral profunda. 

O sonho passa por “tornar real e concreta a ajuda a pessoas excecionais e suas famílias”, pelo que a associação tem vindo a unir à sua volta diversos apoios técnicos para que este projeto “se torne cada vez mais uma realidade”. 

A mensagem musical dos Homens da Luta, a voz de Helena Kupert e a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música do Algarve, com a participação especial de Beto Kalulu e Ondina Santos, são os convidados da noite. 

Uma das principais barreiras que afetam esses agregados familiares prende-se com crescentes dificuldades ao nível dos elevados preços de aquisição de cadeiras de rodas, camas articuladas, elevadores de transferência ou andarilhos, ao mesmo tempo que se verifica uma drástica redução nas ajudas técnicas, que beneficiam cada vez menos pessoas. 

Esta associação portimonense, cujo lema é «Vivemos do que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos», também se revela atenta ao esquecimento com que a sociedade encara a dignidade das pessoas excecionais, que na maioria dos casos vivem completamente isoladas por falta de acessibilidades, aspeto que de igual modo limita a mobilidade dos idosos. 

A Associação Rafael Carole, com página própria no Facebook, recebe todo o tipo de material ortopédico que possa ser reutilizado, podendo ser contactada pelo telemóvel 963110417 ou por correio eletrónico para associacaorc@live.com.pt

A receita deste espetáculo solidário reverte inteiramente a favor da asssociação, estando desde já os bilhetes à venda no TEMPO, ao preço de 7,5 euros para a plateia e de 5 euros para o balcão.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Portimonense-Marítimo B, 2-1

O Portimonense somou este domingo a quinta vitória consecutiva em casa ao vencer o Marítimo B por 2-1, em jogo da 29.ª jornada da 2.ª Liga, disputado em Portimão, e ascendeu provisoriamente ao nono lugar da classificação.


Anselmo, que entrou na segunda parte, abriu o marcador para os algarvios, aos 65 minutos, mas Marakis igualou três minutos depois (68), tendo Simi (83) marcado o tento que deu a vitória ao Portimonense, e a primeira derrota do técnico Ivo Vieira no comando do Marítimo B.

A primeira parte foi equilibrada, com uma oportunidade de golo para cada uma das equipas, a melhor das quais a pertencer aos madeirenses, aos quatro minutos, mas Tiago, de cabeça e quase em cima de golo, falhou a baliza de Márcio Ramos.

Apesar de dispor de mais posse de bola, o Portimonense só aos 30 minutos conseguiu alcançar a baliza adversária, com o guarda-redes José Sá a opor-se ao remate de Simi.

Na segunda metade, o Marítimo B entrou melhor, mas foi o Portimonense a abrir o marcador com um tento de Anselmo, aos 65 minutos, que tinha entrado minutos antes, ao finalizar uma assistência de Ruben Fernandes.

A partir daqui, os madeirenses assumiram o controlo do jogo e a maior pressão atacante acabou por resultar no golo da igualdade marcado por Marakis (68), na sequência de um pontapé de canto.

O golo acabou por "despertar" os algarvios, que se adiantaram mais no terreno e voltaram a imprimir maior velocidade ao seu jogo atacante.

O atrevimento viria a resultar no golo de Simi (83), dando a vitória à equipa de Lázaro Oliveira, a quinta consecutiva em casa e a primeira derrota de Ivo Vieira à frente do Marítimo B.


Jogo no Estádio Municipal de Portimão

Portimonense - Marítimo B, 2-1

Marcadores: 1-0, Anselmo, 65 minutos, 1-1, Marakis, 68, 2-1, Simy, 83.

Portimonense: Márcio Ramos, Chico, Ricardo Nascimento, Ruben Fernandes, Nelsinho, Wacaso, Vítor Gonçalves (Anselmo, 56), Gonzalez, Marcio Madeira (Mendes, 82), Zambujo (Quinaz, 73) e Simi

Suplentes: Ivo Gonçalves, Ivo Nicolau, Anselmo, Mendes, Mica, Erick e Quinaz

Treinador: Lázaro Oliveira.

Marítimo B: José Sá, Armando, Patrick Bauer, Ricardo Alves, Tiago, Marakis, Rodrigo António (João Vieira, 86), Romeu, Amar (André Ferreira, 62), Rúben Brígido e Ibrahim (Nuno Rocha, 80).

Suplentes: Carin, João Vieira, Luís Miguel, Alex Soares, André Ferreira e Nuno Rocha

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: Vasco Santos (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amar (29), Chico (42), Armando (53), Wacaso (58), Ricardo Alves (64), Gonzalez (71), Anselmo (80), José Sá (83) e Quinaz (87).

Assistência: Cerca de 800 espetadores.



sábado, 23 de fevereiro de 2013

Águas do Algarve lança concurso para limpeza e análise do estado do túnel do subsistema de Portimão

A empresa Águas do Algarve lançou, quinta-feira (dia 23), o concurso para a limpeza, análise e diagnóstico do estado de conservação do túnel do subsistema de Portimão, assim como apresentar soluções para as deficiências detetadas. 


Trata-se de uma infraestrutura, com aproximadamente 8,5 km de comprimento caracterizado por troços de galeria com 1,5x1,75m e troços de conduta com diâmetros nominais entre o DN 200 e DN 1300, que recolhe e canaliza a grande maioria das águas residuais dos concelhos de Portimão e Lagoa até à ETAR da Companheira. 

Os vencedores do concurso deverão proceder à sua limpeza integral, filmagem, fotografia e diagnóstico do seu estado de conservação, assim como apresentar soluções corretivas para as deficiências detetadas. 

Em alguns pontos a inspecionar, os trabalhos serão realizados em condições muito adversas, como acessos difíceis, acessos com altura, escadarias deterioradas, ambiente em alguns casos com gases tóxicos, corrosivo e com zonas escorregadias, materiais em arrastamento, entre outras, pelo que o adjudicatário deve “analisar e garantir as condições de segurança para a execução dos trabalhos e bem como o fornecimento dos meios necessários para a execução dos mesmos”, diz a Águas do Algarve, em comunicado.



Praia de Alvor

A praia situa-se na longa e ampla barreira arenosa que, ao proteger a Ria do Alvor do oceano, possibilita a existência de uma laguna interior com extensa área de sapal e canais de águas calmas. Este habitat é um santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas, residentes ou de passagem, funcionando também como maternidade para muitas espécies de peixe e de moluscos (dos bivalves ao choco), de elevado valor económico. 



A barreira arenosa é imensa, a perder de vista: na face interior fica a pitoresca vila piscatória de Alvor, com as suas casas típicas e os veleiros e barcos de pesca ancorados na ria; depois dos bancos de vasa surgem as dunas, bem sustidas pela vegetação, que se estendem até à praia. 



Na frente de mar observam-se plantas delicadas como o feno-das-praias, o estorno, o cordeirinho-do-mar, o trevo-de-creta ou o narciso-das-areias. Apesar de quentes e áridas, as dunas abrigam diversas espécies de aves, micro-mamíferos, répteis e muitos insectos. Para nascente, o sistema dunar vai-se estreitando e surge uma zona de empreendimentos turísticos. Também as arribas carbonatadas, muito esculpidas pelos elementos, reaparecem na extrema nascente da praia, sendo já visíveis alguns leixões mar adentro.


Nota: Evite caminhar sobre a vegetação dunar, contribuindo assim para a preservação deste habitat vulnerável.

Acesso: Viário alcatroado a partir da povoação do Alvor (sinalizada na EN 125, a cerca de 5Km de Portimão). A praia está sinalizada. Estacionamento amplo, em parte ordenado, no Alvor Poente; estacionamento amplo não ordenado no Alvor Nascente. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul/sudoeste.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Retail Park, de Portimão, com futuro incerto cinco meses após o fogo


Ainda ninguém sabe qual será o futuro do Retail Park, de Portimão, cuja zona comercial ardeu em setembro. Cinco meses depois do fogo, os destroços ainda continuam a ser retirados.


O futuro do Retail Park, de Portimão, está rodeado de muitas incertezas numa altura em que os destroços do incêndio de setembro ainda estão a ser retirados.

De acordo com o presidente da câmara de Portimão, Manuel da Luz, o Continente pretende regressar ao local, sendo que a empresa vai «apresentar um projeto à Direção Regional que tutela este assunto provavelmente para pedir o licenciamento».

Contudo, ao que a TSF apurou, a empresa ainda não avançou com qualquer na Direção Regional de Economia do Algarve com qualquer pedido de localização.

O autarca de Portimão adiantou ainda que o Decathlon também pretende avançar com um novo projeto, mas «noutro terreno, noutra localização».

Manuel da Luz revelou que chegou a ter uma reunião com a administração da Funbox, tendo a sociedade que gere o Retail Park dito que pretende reerguer o espaço, mas não sabe quando.

Segundo o presidente da câmara, a empresa alegou questões relacionadas com os seguros para não avançar para já com o projeto.

Depois de resolvidos estes problemas, adiantou Manuel da Luz, a sociedade «quer levar para ali lojas que sejam âncora e portanto marcas importantes no mercado».

A maior parte dos cerca de 300 funcionários que trabalhavam no Retail Park foi transferida para outras lojas da região, contudo, alguns ainda esperam em sinal um novo trabalho.


Kalú dá concerto no bar Marginália em Portimão

Kalú, o baterista dos Xutos & Pontapés, vai apresentar-se em concerto no bar Marginália, em Portimão, no sábado, dia 23 de fevereiro, às 22h00, no âmbito da sua digressão de estreia do seu primeiro álbum a solo.

Depois de 34 anos nos Xutos, «Comunicação» é o seu primeiro trabalho a solo, já disponível nas lojas. «Demagogia» foi o single de apresentação do músico, onde grita «devolve-me a Nação».


No dia anterior, Kalú vai estar em Aljustrel, depois de já se ter apresentado no Algarve, ainda antes do lançamento do álbum, mas já com ele como mote, em Santo Estêvão (Tavira)e em Faro, no Moto Clube.

Poderoso nas peles e nas mensagens dos seus gritos, Kalú ramifica o seu trabalho para um percurso mais criativo, numa aventura desta vez a solo. «E vens tu com um sorriso, Como se fosses um amigo, Mascarado no teu brilho, A tua alma não a sinto» – são estas as palavras que apresentam Kalú ao mundo, pela primeira vez, a solo.

Pela primeira vez, no álbum a solo, Kalú vence todos os medos e (en)canta. Ele que dispensa apresentações e que já entoou algumas das mais populares canções dos grandes embaixadores da música nacional – recorde-se «Sem Eira Nem Beira», incluído no álbum homónimo dos Xutos & Pontapés, onde a voz de Kalú expressava uma revolta que unia toda a sociedade portuguesa.

O primeiro registo de Kalú a solo foi produzido por Ramon Galarza, amigo e colaborador de longa data do baterista. Segundo o produtor, nesta estreia, Kalú «ramifica o seu percurso criativo em mais uma aventura. Mas, desta vez, assume-se como solista, compondo, tocando e cantando os seus sentimentos mais íntimos».

A primeira parte do seu concerto no Marginália, em Portimão, vai ser assegurada pela banda Livin Paradies.


Portimão: Percursos naturais convidam a redescobrir belezas e segredos

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz até junho próximo, propondo todos os meses um percurso natural pelo concelho, o primeiro dos quais já no sábado, 23, entre a Praia do Vau e a Ponta João d’Arens. 


O itinerário permitirá descobrir a mais espetacular secção de costa rochosa do município, sendo praticamente efetuado no topo de arribas, proporcionando aos participantes observar fantásticas formações rochosas, entre leixões e algares que protegem pequenas praias, esculpidas e moldadas pela erosão da chuva, do mar e do vento. 

Nesta zona existe uma flora luxuriante e tipicamente mediterrânica, onde se destacam a aroeira, a palmeira-anã, as plantas aromáticas, como os tomilhos e as cistáceas, sendo possível ouvir o som do mar e o canto das aves, como o corvo-marinho, as gaivotas, as gralhas-de-nuca-cinzenta, os carraceiros, as garças-brancas e muitos passeriformes, poisadas nos leixões ou voando junto à arriba. 

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas e meia e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais presentes ao longo deste percurso com cerca de 4 km. 

As inscrições, limitadas a 25 pessoas, podem ser feitas até à véspera através do telefone 282480412 ou do endereço eletrónico daes@cm-portimao.pt, devendo os participantes concentrar-se às 9:30 do dia do percurso junto à rampa de acesso à Praia do Vau. 

Os próximos percursos naturais já se encontram agendados, seguindo-se a 23 de março a Ria de Alvor, enquanto a 13 de abril é proposto outro passeio entre a Praia do Vau e João d`Arens. 

O Moinho da Rocha, que integra a Via Algarviana, é a proposta para 11 de maio, enquanto as Dunas de Alvor serão o destino dos participantes a 8 de junho, sendo que em todos os casos as inscrições estarão abertas uma semana antes.