sábado, 15 de setembro de 2012

Navio-Escola Sagres faz escala de três dias em Portimão

O Navio-Escola Sagres, que este ano celebra o 50.º aniversário ao serviço da Marinha Portuguesa, vai estar em Portimão de 21 a 23 de setembro e convida todos os interessados a embarcarem numa visita de entrada livre. 


Construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, no ano de 1937, recebeu o nome «Albert Leo Schlageter», entrando em 1948 ao serviço da Marinha do Brasil, que o rebatizou «Guanabara». 

Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir o antigo navio Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução, dele herdando todos os símbolos, incluindo o próprio nome. 

Içou pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962 e desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. 

Nestas funções efetuou mais de 150 viagens, pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. 

Em meio século ao serviço da Marinha, já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegadas e é conhecido como um embaixador itinerante de Portugal. 

A Sagres é comandada pelo capitão-de-fragata Luís Monteiro e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem cerca de 60 candidatos que estão a prestar provas para ingressar na Escola Naval. 

As escolas da região vão ser convidadas para conhecerem as particularidades deste navio na tarde de 21 de setembro, estando a «Sagres» aberta ao restante público no seguinte horário: dia 21 – 13:30-19h00 e 20:00-23:00; dia 22 – 10:00-12:00, 13-30-19:00 e 20:00-23:00; dia 23 – 10:00-12:00. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estádio Municipal de Portimão: Bilhetes para jogo com o Benfica vs. Bétis à venda

Os bilhetes para o jogo de amanhã à noite (19.30 horas), entre o Benfica e o Bétis (Espanha), no Estádio Municipal de Portimão, já estão à venda nas casas do clube da Luz, podendo também ser adquiridos amanhã nas bilheteiras do recinto que recebe esta partida.


O preço dos ingressos varia entre os 10 e os 15 euros, sendo que, o preço dos bilhetes para os sócios do Portimonense tem um valor único de dez euros.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vídeos e imagens de Portimão - Portimão ao Centro



No âmbito da promoção da Regeneração Urbana, pretende-se, com este vídeo, mostrar Portimão sem os clichés habituais. Focando e desfocando a vivência de uma cidade cujo potencial vai mais além do que nos é vendido nos postais turísticos ilustrados de todas as campanhas publicitárias.

Reflete por isso, a oferta do que de mais genuíno a cidade tem para oferecer.

Captação de imagem/Edição: Rafael Correia
Auxiliar de Captação de Imagem: José Casimiro
Música: sickonce.com

CAT de Portimão já não vai ser instalado na Quinta do Amparo

O CAT – Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Portimão já não vai ser instalado na zona da Quinta do Amparo, garantiu ao Sul Informação fonte do Gabinete da Presidência da Câmara de Portimão.


A possibilidade de mudar o CAT da sua atual localização, nas traseiras da Igreja Matriz, para a Quinta do Amparo tinha já gerado protestos por parte dos moradores, veiculados nomeadamente pela Associação para a Defesa dos Interesses da Comunidade da Quinta do Amparo (ADEFICQA).

Segundo a mesma fonte, depois de negociações entre a Câmara de Portimão e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que têm decorrido ao longo desta semana, concluiu-se que «o CAT será transferido provisoriamente para a localização inicialmente prevista, na Zona Ribeirinha de Portimão».

No entanto, ainda não será esta a localização definitiva e final daquele equipamento de apoio aos toxicodependentes, tendo a Câmara e a ARS estabelecido «uma estratégia concertada e uma solução definitiva, nomeadamente em termos de localização».

Assim, ambas as entidades comprometem-se a «desenvolver contactos com o CHBA – Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, para que seja construído, numa parceria entre as três instituições referidas, um novo Centro de Respostas Integradas em terrenos disponíveis» junto ao hospital, passando essa a ser «a localização definitiva» do CAT.

A fonte do gabinete da presidência da Câmara de Portimão acrescentou ainda que já informou a ADEFICQA do resultado destas negociações.

A localização do CAT de Portimão é, desde há anos, fonte de controvérsia. Em 2007, devido aos distúrbios causados pela presença dos toxicodependentes nas ruas junto ao CAT, comerciantes e moradores do centro de Portimão chegaram a fazer um abaixo-assinado, exigindo a retirada desse serviço daquela zona habitacional e de comércio.

A transferência da zona antiga de Portimão, junto à Igreja Matriz, para um espaço na Avenida Guanaré, na zona ribeirinha, foi alvo de um protocolo em 2008, entre a autarquia e o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), mas a mudança nunca chegou a concretizar-se.

Previa-se, então que o CAT desse lugar a um Centro de Respostas Integradas (CRI) – unidade do Barlavento, com novas competências, nomeadamente passando a intervir ao nível da prevenção, da minimização de riscos, do tratamento e redução de danos e ainda da reinserção social dos toxicodependentes.

De acordo com esse protocolo, o IDT seria responsável pelo arrendamento do espaço, enquanto a Câmara se responsabilizaria pela agilização das obras de adaptação das instalações onde funcionará o futuro Centro.

Mas nada disso avançou entretanto, embora agora a solução provisória para a instalação do CAT volte a apontar para o espaço na zona ribeirinha. 

Feira de Formação no Aqua Portimão

O centro comercial Aqua Portimão, gerido pela Ségécé Portugal, vai organizar uma Feira de Formação, que vai decorrer no «Espaço Negócios & Emprego», entre hoje e domingo, dias 7 a 9. 


Este evento visa apresentar, a todos os interessados, algumas propostas de cursos que podem ser desenvolvidos por quem está numa situação de desemprego ou à procura de novas oportunidades. 

No espaço vão poder, também, ter acesso a informação detalhada sobre quais as situações de emprego existentes no centro comercial portimonense, às quais se poderão candidatar. 

Esta formação vai ser dada no novo espaço criado pelo Aqua Portimão, localizado no piso 0, junto à loja The Phone House, e vai contar com a participação de várias entidades, como a Entidade Regional de Turismo do Algarve, a ETIC Algarve, a Formas e Ânimos e o Exército. 

O «Espaço Negócios & Emprego» foi criado com o intuito de potencializar as várias ofertas de emprego existentes no Aqua Portimão e de servir como um canal onde é possível não só esclarecer as pessoas como divulgar informação variada que possa ajudar todos os que estão numa situação de desemprego. 


Portimão/Praia da Rocha foi a zona do Algarve que registou a ocupação mais elevada em agosto

A taxa de ocupação média por quarto no Algarve foi de 90,7 por cento em Agosto, valor praticamente igual ao período homólogo de 2011, mas o volume de negócios caiu 4,3 por cento, revelou a principal associação hoteleira da região. 



A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) divulgou hoje os números do mês passado e informou que, "por nacionalidades, as principais subidas registaram-se no mercado britânico (+16,1 por cento) e no holandês (+17,3 por cento)", enquanto "as descidas mais importantes se verificaram nos mercados espanhol (-29,1 por cento) e português ( 6,3 por cento)".

Relativamente às zonas onde se concentrou a ocupação, as maiores descidas foram sentidas no Carvoeiro/Armação de Pêra, com menos 5,3 por cento do que em agosto passado, e em Monte Gordo/Vila Real de Santo António, onde houve uma quebra de 1,4 por cento.

"As principais subidas ocorreram em Lagos/Sagres (+3,1 por cento) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+1,8 por cento). A principal zona turística do Algarve, Albufeira, registou a mesma ocupação que no ano anterior", referiu ainda a AHETA num comunicado, sem precisar o valor verificado em Albufeira.

Os números avançados pela AHETA dão também conta de que Portimão/Praia da Rocha foi a zona que registou a ocupação mais elevada, com 94,3 por cento, enquanto a mais baixa foi verificada em Faro/Olhão, com 65 por cento.

Os hotéis e aparthotéis com categorias de cinco estrelas foram os que tiveram maior subida em Agosto, com mais 2,3 por cento do que no período homólogo de 2011. As maiores descidas registaram-se nos hotéis e aparthotéis de 3 estrelas, com menos 1,9 por cento, ainda segundo os dados avançados hoje pela associação.

A ocupação média mais baixa foi verificada nos hotéis e aparthotéis de 2 estrelas (78,1 por cento), enquanto os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas tiveram as ocupações mais elevadas (93,4 por cento), acrescentou a AHETA, frisando que "o volume de negócios apresentou uma descida de 4,3 por cento face ao período homólogo".



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Câmara Municipal convida população a eleger o melhor para Portimão

Até 15 de outubro, todos os interessados na melhoria da qualidade de vida de Portimão podem votar nos 27 projetos idealizados e propostos por outros tantos cidadãos e que poderão integrar o Orçamento e Plano de Atividades da Câmara Municipal para o próximo ano. 


Foram consideradas propostas nas áreas da reabilitação urbana, modernização administrativa, ação social, cultura, educação e juventude, espaços públicos, tráfico e mobilidade, saneamento e higiene urbana, turismo, comércio e promoção económica, as quais poderão ser consultadas em http://participa.cm-portimao.pt/. 

Através do mesmo sítio eletrónico, e durante o período agora em vigor, cada cidadão maior de 18 anos tem a oportunidade de exercer on-line o seu direito de voto e escolher o projeto que, em sua opinião, representa o melhor para o futuro da cidade. 

Para concretizar em 2013 os projetos mais votados, foi contemplada no respetivo Plano de Atividades da Câmara uma verba global de um milhão de euros. 

De referir ainda que em breve serão revelados os locais e horários das assembleias de voto descentralizadas que terão lugar nas três freguesias do município, onde também será possível aos interessados manifestarem a sua vontade, votando e contribuindo assim para o futuro sustentado da sua terra de afeição.

Fonte: Algarve 24

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

X Festival do Berbigão vai decorrer na Figueira - Portimão

Massa de berbigão, arroz, papas, rissóis, ou berbigão ao natural, confeccionados no momento, são algumas das iguarias disponíveis na décima edição do Festival do Berbigão, que decorre no fim-de-semana de 8 e 9 de Setembro no Polidesportivo da Figueira e promete levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande.


A animação musical também não vai faltar e no primeiro dia inclui animação musical com a Banda Atlantis e a atuação da artista Maria Lisboa, enquanto no dia seguinte, após a atuação da organista e vocalista Vera Lúcia, a música tradicional ficará a cargo do Grupo Coral, seguindo-se o cantor Tony das Favelas.

A razão de ser deste Festival "radica no facto de a população local continuar a manter uma forte ligação com a apanha do berbigão na Ria de Alvor, meio de sobrevivência para muitas famílias que dependiam dessa actividade".

O certame vai decorrer entre as 19h00 e a 01h00 e a entrada continua a custar 3 euros, com direito a um pires de berbigão, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, e algumas empresas.

Portimonense soma segunda vitória consecutiva


O Portimonense somou a segunda vitória consecutiva da época, ao vencer o Feirense, por 2-1, em jogo da quinta jornada da II Liga de futebol, disputado em Portimão.


Os algarvios abriram o marcador, aos dois minutos, com um golo do avançado Luís Carlos, mas Diogo Cunha igualou a partida, aos 18 minutos, resultado com que se atingiu o intervalo. O tento da vitória do Portimonense foi conseguido pelo defesa central Ruben Fernandes, aos 83 minutos.

O Portimonense entrou melhor no jogo, alcançando um golo "madrugador", após jogada de entendimento entre Nelsinho e Luís Carlos, com o avançado algarvio a isolar-se e a bater facilmente o guarda-redes Marco, com culpas para a defesa do Feirense.

A partir daqui, os algarvios tomaram conta do jogo e construíram várias oportunidades para dilatarem o marcador, mas Marco evidenciou-se, ao defender os remates de Luís Carlos, por duas vezes, e de Horácio.

Apesar do domínio da turma de Lázaro Oliveira, o Feirense, que pouco tinha feito para contrariar a supremacia algarvia, igualou o encontro, aos 18 minutos, num lance de contra-ataque finalizado por Diogo Cunha.

O golo animou a turma de Bruno Moura, que passou a jogar com maior velocidade nas transições para o ataque, sem, contudo, ameaçar a baliza de Márcio Ramos, passando o jogo a ser disputado mais a meio-campo, sem oportunidades para ambos os conjuntos.

Após o descanso, o Portimonense voltou a ser mais agressivo no ataque e, aos 49 minutos, Mendes foi incapaz de acertar com a baliza, repetindo o gesto seis minutos depois, após assistência de Luís Carlos.

A partida tinha apenas um sentido, o da baliza do Feirense, equipa que denotou várias dificuldades na transição do jogo entre a defesa e o ataque, tendo apenas construído uma única oportunidade de golo ao longo de toda a segunda parte.

O avançado Pires, bastante desapoiado em toda a partida, foi o jogador que mais lutou pela posse da bola, tendo sido o protagonista do melhor lance de perigo, com um remate forte, desviado, no entanto, por Márcio Ramos.

O domínio dos algarvios foi "coroado" aos 83 minutos, com o tento da vitória conseguido pelo central Ruben Fernandes, que ganhou a bola junto da sua área e foi concluir a jogada, após entendimento com Simy e Roberto.