domingo, 8 de abril de 2012

Cidade inundada de parquímetros

No centro de Portimão, já existem várias artérias com estacionamento pago. Mas agora a empresa municipal Portimão Urbis pretende alargar a instalação de parquímetros a toda a malha urbana central da cidade, incluindo terrenos privados onde actualmente centenas de pessoas deixam diariamente os seus carros, sem pagar, como a Horta do Burro, próximo do mercado, e a Horta do Palácio, junto ao Estádio Municipal. 

O projecto de ampliação da área tarifada já foi apresentado na Comissão Municipal de Trânsito. Mas Luís Carito, vice--presidente da câmara, garante que se trata "apenas de um estudo", adiantando que o mesmo ainda terá se ser discutido e analisado. "Não há qualquer decisão tomada", frisa o autarca.

A hipótese de instalação de mais parquímetros merece duras críticas da oposição social--democrata. A medida é considerada "insensata e insensível face às dificuldades económicas que as famílias e os empresários atravessam". Para o PSD, o alargamento do estacionamento pago contribuirá para afastar mais pessoas do centro e penalizar o comércio.

Este partido denuncia ainda que a câmara pretende que "proprietários de terrenos privados procedam à sua vedação, com o objectivo de promover mais uma negociata com a Portimão Urbis, que, para fazer face ao enorme passivo que tem, pretende entrar no negócio da exploração de parques". Segundo revelou ao Correio da Manhã um membro da Comissão de Trânsito, o estudo apresentado pela Portimão Urbis aponta ainda para o fim do cartão de residente, sendo criadas bolsas de estacionamento para moradores.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Great Easter Portimão 2012 promete a melhor música em duas noites intensas


Nesta Páscoa, o Portimão Arena propõe duas festas temáticas, 6 e 7 de abril, de arromba para os amantes da boa música e dos ritmos mais trepidantes e que não deixarão ninguém indiferente.

Na noite de Sexta-feira Santa, a festa “Vintage” remete os mais saudosistas para uma viagem no tempo até à década de 1980 e às suas sonoridades únicas, com a seleção musical de Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, bem acompanhado pelo Dj convidado Vasco Dantas, garantia de muita animação entre as 23h59 e as 06h00.

Ao longo do mesmo horário, a noite seguinte será dedicada ao “Glamour”, ao som dos mais recentes êxitos das pistas de dança, ficando a animação a cargo do DJ Deelight, do produtor Mastercris e de The Deluxe Project, uma dupla de Djs composta por Pedro Guedes e Just, para uma festa ‘non stop’.

Os ingressos para o evento, organizado em parceria pela Portimão Urbis e pela Checknow Audiovisuais, podem ser adquiridos na Blueticket e na bilheteira do Portimão Arena, ao preço de 10 euros para um dia, enquanto o passe para os dois espetáculos custará apenas 15 euros.



6ª feira, 6 de abril – VINTAGE party

ZÉ PEDRO DJ SET 
Dispensando apresentações no campo musical, Zé Pedro (Xutos e Pontapés) tem desenvolvido uma interessante e vibrante atividade como Dj. A par das boas seleções que apresenta fruto de constante pesquisa e aquisição de novas sonoridades, Zé Pedro destaca-se ainda pela habitual simpatia e por uma presença fabulosa na cabine de Dj.

VASCO DANTAS back to the 80’s
Começou a partilhar os seus gostos musicais como ‘mete discos’ num bar que inaugurou e mais tarde, nos 'warm up' das festas de verão que organizava. Por fim, aparece com a seleção musical dos 80's como "i love the 80's by vascodantas", onde não se intitula como Dj. A música, como arte sublime, teve na década de 1980 uma época de grande expoente, de que agora frui e gosta de oferecer a amigos e convidados.



Sábado, 7 de abril – GLAM party

DJ DEELIGHT
Deelight é um nome em ascensão no panorama nacional. DJ residente de eventos como Sasha e Meo Spot Summer Sessions, é garantia de uma noite de festa, ao som da melhor house music.

MASTERCRIS
Produtor há mais de 10 anos, Mastercris já editou para cima de 150 músicas, entre originais e remixes.
Trabalhou com (ou remisturou) artistas como Pete Tha Zouk, Abigail Bailey, Dj Chus, Dave Storm, Sunshine Jones ou Soul Minority .A sua linha musical enquadra-se no house vocal e deep-house.

THE DELUXE PROJECT
Os Djs Pedro Guedes e Just juntam-se neste projeto onde, com duas mesas de mistura e quatro decks, dão corpo à sua requintada visão da house music.

Fonte: Vai Passear

EMARP - Dívidas da água atingem 5,4 M €

A crise está a fazer com que famílias e empresas de Portimão tenham cada vez mais dificuldade em pagar a factura da água. Em 2011, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) registou um aumento de 1,5 milhões de euros nas dívidas, em comparação com 2010. 


Segundo o relatório e contas da EMARP, o incumprimento no prazo de pagamento das facturas atingiu, no fim de 2011, o valor acumulado de 5,4 milhões. O número de facturas transitadas para execução fiscal aumentou 12,34%. E a tendência é para as dívidas se agra-varem este ano. Em Fevereiro, mil fa-mílias de Portimão não pagaran as facturas.

A situação económica também se reflecte na redução do consumo de água, sobretudo dos consumidores não domésticos. As empresas, em especial da hotelaria, gastaram menos 225 mil m3 de água em 2011, em comparação com ano anterior.

Face a este cenário, a EMARP registou pela primeira vez, nos últimos cinco anos, resultados operacionais deficitários. De acordo com o relatório, os valores transitados apresentaram um saldo negativo de cerca de 124 mil euros.

Em 2012, as verbas destinadas a investimentos ultrapassam ligeiramente um milhão de euros. "Perspectiva-se que as obras a efectuar se cinjam a pequenas reparações e manutenções, ficando adiadas obras cruciais para o abastecimento de água e drenagem de águas residuais e substituição de parte dos veículos de recolha de resíduos", admite a empresa.