quinta-feira, 23 de junho de 2011

Portimão: Corte em festas e no autódromo

"O presidente da Câmara de Portimão prevê eliminar 50 postos de trabalho na autarquia em dois anos. Esta medida e os cortes substanciais revelados por Manuel da Luz nos apoios concedidos a eventos e ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA) inserem-se no plano de saneamento financeiro, que será em breve entregue ao Tribunal de Contas (TC).
O presidente da Câmara de Portimão,
Manuel da Luz, reduziu investimento em eventos.
A Media Capital arranca com o Sasha a 22 de Julho
O plano já deveria ter sido entregue ao TC, para análise, em final de Maio. Mas a negociação e revisão dos contratos por alguns bancos que vão conceder crédito demorou mais que o esperado. O plano prevê empréstimos de mais de 90 milhões de euros, para que a autarquia renegoceie a dívida de curto prazo, na ordem dos 104 milhões de euros, para prazos alargados até 12 anos. Manuel da Luz prevê que o TC aprove o plano até ao final do corrente ano.

No âmbito do plano, a autarquia previa que só poderia contratar um funcionário quando saíssem dois. A troika impôs a obrigatoriedade de saírem cinco. Manuel da Luz prevê reduzir o número de funcionários autárquicos em cinco por cento (50 postos) em dois anos.
O saneamento vai obrigar também a autarquia a cortar o apoio a eventos em 40 por cento, para um milhão de euros. Já no ano passado tinha reduzido 25%. O mesmo corte de 40 por cento vai ser aplicado no apoio anual de meio milhão de euros ao AIA." - Correio da Manhã

domingo, 19 de junho de 2011

Lendas Algarvias - Senhor Jesus de Alvor

Na antiga Igreja Matriz de Alvor existe uma imagem de Cristo crucificado à qual estão ligados alguns episódios miraculosos, sendo um deles o do aparecimento da própria imagem. São velhinhos os factos que vamos contar, tão velhinhos como a igreja, que, construída no século XVI, resistiu, como veremos, ao terramoto de 1755, que destruiu quase toda a vila, incluindo o castelo onde faleceu D. João II.
Há muito, muito tempo atrás, estavam uns pescadores de Alvor na sua faina quando viram ao longe, balouçando na crista das ondas, um caixão. O tempo estava bom e sem vento, as águas calmas, e há muito que se não ouvia falar de naufrágio algum, pelo que estranharam aquele caixão vogando nas águas em direcção à praia. E o mais espantoso era que o caixão seguia em linha recta para Alvor, como que obedecendo a uma força intencional.
Os homens, estupefactos, decidiram acompanhar aquele fenómeno, de longe, remando à distância que o seu medo considerava aconselhável. Quando viram o caixão encalhar na areia da praia, puseram os barcos a seco e correram à vila a contar o que acabavam de ver. Reunida a população, desceram todos à praia, onde decidiram abrir o caixão, já preparados para qualquer maravilha ou riqueza que pudesse encerrar.
Foi-lhes difícil arrombar a caixa, mas quando o conseguiram descobriram, atónitos, que continha uma doce imagem do Senhor Jesus crucificado. Indecisos, ficaram a olhar-se e a olhar a imagem, esperando que alguém decidisse que lhe fazer. Um, mais expedito, achou que deviam levá-la para a Igreja Matriz até que lhe escolhessem outro albergue. Mas quando, ao fim de várias tentativas, quinze homens conseguiram pôr a imagem às costas, encontraram no fundo do caixão um letreiro que dizia: «Senhor Jesus - Praias de Alvor.» Contentíssimos com aquela dádiva do Céu, instalaram o achado, definitivamente, no altar da Igreja Matriz.
Ora, a imagem começou logo a operar grandes prodígios, de tal modo que o povo de Portimão resolveu ir roubar o Senhor Jesus a Alvor. Na noite combinada, os portimonenses entraram na igreja quando já toda a vila dormia, e colocaram o enorme crucifixo num carro ao qual atrelaram duas juntas de bois. Silenciosamente, iniciaram o caminho de regresso a Portimão. Até ao sítio das Morticeiras, tudo correu bem, mas daí em diante, por mais juntas que acrescentassem ao carro, este não se moveu nem um palmo. É que ali, nas Morticeiras, era o limite das duas freguesias. Quando viram esta maravilha, os ladrões, envergonhados, voltaram para trás e foram pôr a imagem no seu altar, a fim de que se não soubesse do caso.
O Senhor Jesus de Alvor fez muitos mais milagres. Conta-se, por exemplo, que várias vezes o sacristão notara, quando abria a porta principal da igreja, uns passos molhados no pavimento de pedra, desde a porta até ao altar do Senhor Jesus. Reparara também, nessas ocasiões, que os joelhos da imagem vertiam sangue. A repetição destes factos e a sua coincidência com diversos naufrágios nas costas de Alvor, em que eram salvos os marinheiros, deram que pensar ao sacristão, que resolveu pôr-se à espreita.
Assim, uma noite o sacristão viu Jesus descer da cruz, encaminhar-se para a porta e sair. Esperou. Daí a bocado viu entrar o Senhor, encharcado, deixando no chão a marca dos pés molhados, subir ao altar e pôs-se de novo na cruz. Era Ele o salvador dos marinheiros naufragados.
Conta-se, do dia do terramoto de 1755, o seguinte caso, também ligado à imagem.
Ao primeiro estremeção, o povo, que se preparava para a missa, correu aflito para a igreja a implorar misericórdia ao Senhor. Enquanto a terra rugia e o mar bramava, fecharam portas e janelas, e, ajoelhados, esperavam que a ira de Deus os poupasse.
Lá fora, o mar formou-se numa enorme vaga, que, vinda do fundo da praia, galgou areia, terra, casario e castelo, destruindo e matando tudo o que encontrava pela frente. E assim como veio, foi-se. E voltou. Voltou várias vezes, bradando em voz cava e rouca contra o que se lhe opunha.
Numa das vezes em que a onda recolhera à praia, um dos pescadores foi à porta da igreja e, vendo a furiosa massa de água engolir o areal e dirigir-se para eles, gritou: «Senhor Jesus, acudi-nos!» E um rapazinho, em desespero, correu para o altar, arrancou a imagem do altar e foi pô-la frente ao mar que avançava aterradoramente. Então, milagre! O mar, como que a medo, parou frente ao Senhor Jesus e voltou mansamente, como quem pede desculpa, aos seus próprios limites.
O valente rapazinho acabou por desmaiar com a comoção, e, quando quiseram voltar a pôr a imagem no seu lugar, foram precisos quinze homens, que é o número de pessoas habitualmente necessárias para a deslocar.
O último fenómeno diz respeito a um caso verdadeiramente invulgar. Diz a tradição que, de tempos a tempos, crescia uma finíssima barba ao Senhor Jesus. O prior, ao reparar neste fenómeno, procurou um barbeiro que se encarregasse de, semanalmente, cortara barba à imagem. A escolha recaiu, naturalmente, num homem piedoso e crente, que durante anos desempenhou a sua tarefa com respeito e saber.
Aconteceu, porém, que o barbeiro faleceu e foi necessário arranjar outro que desempenhasse aquele serviço. Como na altura só existia um outro barbeiro em Alvor, esse tomou a seu cargo a barba semanal do Senhor Jesus.
Diz-se que o novo barbeiro não possuía as mesmas qualidades do antecessor; era homem desrespeitador, galhofeiro e insolente. Mas, apesar de tudo isto, o padre, que não tinha por onde escolher, incumbiu-o da missão, depois de muitas recomendações.
Na primeira ocasião em que foi chamado a exercer o seu ofício na Santa Imagem, o homem, depois de subir a escada de mão que utilizavam para o efeito, e fazer metade da barba de Jesus, fez um comentário desrespeitoso. O Senhor assentou nele os seus olhos habitualmente mansos, com um ímpeto tal que o barbeiro caiu fulminado para trás. A partir de então, nunca mais cresceu a barba ao Senhor Jesus e a imagem conserva-se, ainda hoje, como no momento em que o barbeiro foi castigado: de um lado limpa e barbeada, do outro ensombrada por ténue barba.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Autódromo do Algarve inaugurou hoje pista todo-o-terreno

"Em fase de conclusão encontra-se o complexo turístico de luxo, composto por um hotel de cinco estrelas, com 194 quartos e 160 apartamentos divididos por sete blocos, de diversas tipologias que, segundo a administração, «deverá ficar concluído durante este ano».

A pista de todo-o-terreno do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, estrutura que completa a vertente de desportos motorizados daquele complexo algarvio, foi hoje inaugurada e apadrinhada pelo piloto português Filipe Campos, campeão nacional em título.

Intitulada “Off Road Park”, a pista que respeita o relevo do terreno, tem uma extensão de cerca de seis quilómetros, ocupa uma área de 317mil metros quadrados, com zonas de riachos artificiais e de obstáculos, e permite adaptar diversos tipos de traçado, entre os quais um circuito para motos de provas de enduro e motos 4x4.


O novo circuito, cujo investimento ascendeu a cerca de 600 mil euros, foi inaugurado pelo piloto português Filipe Campos, que em 2010, ao volante do BMW X3 da equipa Yser Racing Team, se sagrou campeão nacional Absoluto, vencendo também a Categoria T1.
Segundo Paulo Pinheiro, administrador do AIA, «era esta a valência que faltava na concretização do Algarve Motor Park, que agora fica completa» na componente de desportos motorizados.
«À excepção do parque tecnológico, falta concluir a parte imobiliária dos apartamentos e do hotel para completarmos 90 por cento do autódromo», observou aquele responsável.
O administrador do AIA, considera que o Parque Tecnológico «é um produto muito específico e o enquadramento mundial, neste momento, não é o ideal, mas as negociações decorrem com várias marcas e espera-se para breve boas notícias».
Para Paulo Pinheiro, a nova estrutura hoje inaugurada «será um grande pólo dinamizador para o autódromo, porque permite acolher vários tipos de máquinas e pilotos para testes dos seus veículos de competição, não só carros, como também de motas».
Por seu turno, o piloto português Filipe Campos classificou o novo circuito como um dos melhores para testes, dadas as suas características, apontando apenas a falta de uma zona rápida.
«[A pista] é bastante sinuosa e lenta, mas conseguimos tirar um prazer enorme da condução. Falta a parte onde poderemos andar mesmo depressa com curvas de apoio. Talvez um serpenteado para afinar ainda melhor as coisas, e aí sim, terá uma pista perfeita», destacou o campeão nacional de todo-o-terreno.
O novo circuito junta-se às estruturas já existentes de apoio à pista principal, prevendo-se a sua utilização para testes de veículos desde os todo-o-terreno, aos utilitários desportivos (SUV - Sport Utility Vehicles), passando pelos de ralis.
Além da pista principal, o Algarve Motor Park tem em funcionamento o Kartódromo Internacional do Algarve, as zonas comercial e de restauração, o Parque Tecnológico e a Central Fotovoltaica." - Desporto Sapo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Marchas populares inspiram-se na tradição em Portimão


"Junho é mês de santos populares e, cumprindo a tradição, pelo 13º ano consecutivo, diferentes locais do município de Portimão vão receber nas noites de 9, 10, 18, 23 e 25 de junho, a partir das 21h30, as Marchas dos Santos Populares, que levam para a rua arcos, balões, manjericos, música e muita animação.
O primeiro desfile terá lugar na zona ribeirinha de Portimão esta quinta-feira, 9 de junho, seguindo-se no dia 10 a zona comercial da cidade, no dia 18 a zona ribeirinha de Alvor e, no dia 23, o polidesportivo da Figueira, enquanto a Marcha Final terá lugar, a 25 de junho, na Praça 1º de Maio, em frente aos paços do concelho de Portimão.
No que toca aos temas que inspiraram as sete coletividades participantes, a marcha do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense tem como tema “Portimonense, o Cube da nossa Terra”, e o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha evocará “Os Maios e as Maias”, enquanto “António Aleixo” inspira o Gejupce – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e a Sociedade Recreativa Figueirense tem como mote “As Regiões de Portugal”.
Por sua vez, o Sporting Glória ou Morte Portimonense vai destacar “As Floristas”, ao passo que “Os Mariscadores” servirão de fonte de inspiração para a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro, e o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense escolhe “A Monda do Arroz” para a sua marcha." - Jornal do Algarve

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Filme de animação feito por jovens de Portimão premiado no Brasil


"Metragem de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, produzida por jovens no Museu de Portimão, obteve o troféu “Arara de Prata”, na categoria Jovens Talentos, atribuído pelo júri do Tourfilm Brazil, que se realizou, entre 19 e 21 de maio, na cidade brasileira de Florianópolis.
A película agora distinguida pelo único festival internacional de filmes de turismo da América Latina, foi criada na Oficina Educativa do Museu de Portimão, durante o programa “Férias no Museu” (Páscoa de 2010) e contou com a participação de 22 jovens, dos sete aos doze anos.
Além de elaborarem o guião, os jovens realizadores de Portimão conceberam os cenários e as personagens em plasticina, ajudaram na gravação das animações e na montagem em computador e também contribuíram com as suas vozes para a dobragem final, contando em todo o processo com o apoio da Lunática Filmes e da equipa da Oficina Educativa." - Jornal do Algarve